ROSÁRIO OESTE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
MUNDO

Força do Iêmen anuncia bloqueio naval contra Arábia Saudita

Grupo alinhado ao Irã diz que medida é resposta ao cerco imposto por Riad e amplia tensão após o fim de uma trégua de quatro anos
Houthis, grupo do Iêmen, em pronunciamento | Foto: REUTERS

publicidade

Os houthis, grupo rebelde do Iêmen alinhado ao Irã, anunciaram nesta segunda-feira (20) um bloqueio naval contra a Arábia Saudita com efeito imediato. Em pronunciamento, o porta-voz militar da força afirmou que a medida é uma resposta ao bloqueio imposto por Riad ao território iemenita e advertiu que qualquer escalada militar por parte dos sauditas será respondida com ações ainda mais severas.

Durante o discurso, o porta-voz declarou que “as Forças Armadas do Iêmen anunciam que a navegação marítima será direcionada contra o criminoso inimigo saudita”. Ele acrescentou que o grupo considera legítimo responder ao que chamou de quase 12 anos de bloqueio terrestre, marítimo e aéreo imposto pela Arábia Saudita.

“Afirmamos o direito de nosso grande povo de enfrentar cerco por cerco e escalada por escalada. As Forças Armadas do Iêmen estão totalmente preparadas para todas as opções. Qualquer imprudência do inimigo saudita será enfrentada com uma escalada abrangente e severa”, afirmou.
Os houthis sustentam que o bloqueio saudita impede o funcionamento de portos e aeroportos e agrava a crise humanitária no país. Segundo o grupo, a nova ofensiva marítima é uma resposta direta ao que considera um “cerco injusto e opressivo” que já dura quase 12 anos e inclui a exploração dos recursos naturais do Iêmen.

Leia Também:  EUA ampliam ataques; Irã diz atingir base americana na Síria

O anúncio ocorre poucos dias após o grupo reivindicar ataques com mísseis contra a Arábia Saudita, em retaliação a um suposto bombardeio saudita contra um aeroporto sob controle do grupo. A ação rompeu uma trégua informal que estava em vigor desde março de 2022 e marcou o primeiro ataque assumido pelos rebeldes contra o território saudita desde o acordo.

Publicidade

A retomada das hostilidades eleva a tensão no Oriente Médio e aumenta o risco de uma nova escalada no conflito entre os houthis e a coalizão liderada pela Arábia Saudita. A guerra, iniciada em 2015, já provocou uma das maiores crises humanitárias do mundo, segundo organizações internacionais, e volta a preocupar a comunidade internacional diante do agravamento dos confrontos.

Fonte: SBT News

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade