Os Estados Unidos se preparam para transferir drones militares MQ-9 Reaper, atualmente empregados na África, para o Comando Sul (SOUTHCOM), responsável pelas operações militares norte-americanas na América do Sul e no Caribe. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (18) pela CNN, que ouviu seis fontes familiarizadas com o planejamento.
A movimentação integra uma ampliação dos recursos militares norte-americanos destinados à região, em meio à formação de parcerias com países latino-americanos para operações de combate ao narcotráfico e ao terrorismo.
Ainda não está definido quantos drones serão transferidos do Comando dos Estados Unidos para a África (AFRICOM). Uma das fontes afirmou à CNN que a mudança poderá envolver a “maioria” dos MQ-9 disponíveis no comando africano. O Pentágono não comentou o planejamento.
Os MQ-9 Reaper são aeronaves remotamente pilotadas utilizadas em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento, além de terem capacidade para realizar ataques de precisão. Segundo fontes ouvidas pela CNN, a transferência antecede operações antidrogas e antiterrorismo previstas para a América Latina, incluindo possíveis ações no Equador.
Presença militar na região
A movimentação ocorre após os Estados Unidos já terem deslocado drones MQ-9, caças F-35 e pelo menos uma aeronave AC-130 para o Caribe no ano passado, durante operações contra embarcações apontadas pelas autoridades americanas como ligadas ao narcotráfico.
O governo americano também vem ampliando a cooperação militar com países latino-americanos. Equador e Colômbia estão entre as nações citadas pela reportagem como participantes de iniciativas de segurança com Washington.
A transferência dos equipamentos ocorre ao mesmo tempo em que a atual Estratégia Nacional de Defesa dos Estados Unidos estabelece a proteção do território americano e do Hemisfério Ocidental como prioridade do Pentágono.
Saída de drones da África gera preocupação
A retirada de parte dos MQ-9 da África ocorre em meio à atuação de grupos como Estado Islâmico e al-Shabaab no continente. Fontes disseram que as operações contra essas organizações continuarão, mas manifestaram preocupação de que a redução dos equipamentos disponíveis possa dificultar algumas missões.
Também existem discussões sobre a possibilidade de parte dos drones ser enviada ao Oriente Médio. Em agosto, reportagem citada pela CNN apontou que os Estados Unidos haviam perdido aproximadamente 25% de sua frota de MQ-9 Reaper durante a guerra contra o Irã.
Fonte: Power Mix


































