ROSÁRIO OESTE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Estudantes de Cuiabá serão protagonistas em peças de teatro em etapa estadual do Fetran

Erlan Aquino

publicidade

Estudantes das escolas públicas de Cuiabá – Silva Freire e Ranulpho Paes de Barros – irão participar, no dia 30 deste mês, da Etapa Estadual da 20ª Edição do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (FETRAN).

O evento, que será realizado no Cine Teatro, é resultado de uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Também vão participar escolas públicas estaduais e o IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). A íntegra da programação pode ser conferida AQUI.

“É um orgulho ver as crianças e professores de Cuiabá reconhecidos pelo poder de criação e de enxergar a arte como instrumento de conscientização”, destaca o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

Os estudantes da escola Ranulpho Paes de Barro serão protagonistas da peça de teatro “O Trânsito Mágico da Cidade Encantada”. No dia 9 de setembro, a peça foi premiada pelo núcleo de educação do trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para entender mais, clique AQUI.

Publicidade

Agora, na etapa estadual, os estudantes de Cuiabá terão a oportunidade, se premiados, de participarem da etapa nacional, que vai selecionar as melhores peças de teatro do país destinadas a educação no trânsito produzidas por estudantes e professores.

Leia Também:  Projeto Cuiabaninhos recebe EMEB Floriano Bocheneki na Câmara Municipal de Cuiabá

As crianças da escola Silva Freire serão protagonistas da peça de teatro “Saber e não cumprir não salva vidas, apaga futuros, apressa às despedidas”. No dia 9 de setembro, a estudante Rafaela Marques foi premiada como melhor atriz infantil pelo desempenho na peça teatral.

No dia 3 de outubro, no teatro do Sesc Arsenal, ocorrerá a cerimônia de premiação. Na ocasião, haverá a avaliação do júri e a cerimônia de premiação.

Entenda

O Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito é dividido em duas modalidades:

Na etapa estadual, os espetáculos serão apresentados em duas modalidades distintas:

Teatro na Escola: montagens realizadas em unidades escolares (públicas ou privadas), dirigidas por professores ou projetos pedagógicos das Secretarias de Educação.

Leia Também:  CPI da CS Mobi entregará esclarecimentos efetivos à população, garante presidente da Câmara

Projetos Teatrais: produções de grupos culturais, escolas de teatro, companhias teatrais, centros culturais e projetos sociais externos à rede educacional.

Essa separação garante maior valorização da diversidade artística e pedagógica, permitindo que cada iniciativa seja avaliada em seu contexto específico.

Júri especializado e plural

A comissão julgadora contará com avaliadores de diferentes áreas:

Jurados pedagógicos: servidores do Detran-MT e uma servidora convidada do Detran-SC;

Jurados temáticos: servidores da PRF com conhecimento em segurança viária e educação para o trânsito;

Jurados cênicos: artistas renomados das artes cênicas, garantindo uma avaliação técnica e artística de excelência.

#PraCegoVer

A foto ilustra cinco crianças em um palco iluminado remetendo a uma peça de teatro. É possível visualizar três meninas com vestidos longos e coloridos. Um menino está à frente com camisa vermelha e calça jeans.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade