A onda de calor que atingiu o Estado nos últimos dias vai começar a perder a força e a abrir espaço para temporais no final de semana. Por causa da “virada” no tempo, a Energisa montou um comitê de alerta à população.
O calor extremo, com pico estimado em 43°C, deve se chocar com uma massa de instabilidade vinda do sul e sudeste do país e esse encontro vai provocar fortes chuvas. “São condições claras desse fenômeno climático pelo qual estamos passando, o EL Niño, que gera mais calor e menos períodos de chuva. Só que quando ela vem, vira uma tempestade”, explicou a meteorologista Ana Paula Paes.
A virada de tempo deve ser registrada entre domingo (19) e segunda-feira (20).
Devido à previsão, a Energisa montou um comitê de alerta, que está todos os dias e em tempo real, atuando em conjunto com forças de segurança do estado, como Corpo de Bombeiros da região metropolitana, departamentos de trânsito e Defesas Civis do estado e municipais. De acordo com Ana Paula, que é consultora da empresa na área, a virada do tempo deve começar nas próximas horas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na sexta-feira (17), haverá sol com aumento de nuvens de manhã, seguido de pancadas de chuva à tarde. À noite o céu fica aberto. As temperaturas variam entre 29 e 41 graus, com umidade relativa do ar em 48%.
No sábado (18), o dia terá sol entre nuvens, mas não há previsão de chuva. As rajadas de vento podem chegar a 27 km/h, com umidade em 45%. A temperatura máxima pode chegar a 40 graus. Já no domingo (19), o sol aparece entre nuvens a maior parte do dia, com chance de chuvas à tarde e à noite, a precipitação pode chegar a 15 mm, com ventania de ate 12 km/h. A umidade pode chegar a 64%.
E na segunda-feira (20), o dia começa ensolarado, seguido de períodos de céu nublado, com chuva a qualquer hora, o acumulado do dia pode chegar a 20 mm. A umidade eleva para 83% enquanto os termômetros caem drasticamente, ficando entre 27 e 32 graus.
Atualização cadastral é fundamental
Além das manutenções preventivas na rede, a empresa tem orientado aos clientes que fazem uso de equipamentos de sobrevida ligados à energia elétrica, que atualizem o cadastro junto à distribuidora.
“Quando há pacientes que usam equipamentos em uma residência e essa informação está no cadastro do cliente, a Energisa tem o compromisso de priorizar o atendimento nessas localidades em casos de desligamentos acidentais provocados por temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos. Este é um dos direitos dos clientes”, exemplifica José Nelson Quadrado Junior, gerente de operações da Energisa Mato Grosso.
Fonte: Repórter MT